quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Serpente Papa-Léguas - Jogo da Mobilidade (ACAM)




Durante a semana europeia da mobilidade, que se realizou de 16 a 22 de setembro, a Câmara Municipal de Lisboa dinamizou uma série de atividades relacionadas com esse tema. 

No passado dia 17, a conferência “A Pé para a Escola... em Segurança! Como prevenir os atropelamentos junto às escolas" juntou várias instituições que mobilizam a sua ação na prevenção da segurança rodoviária. A APSI esteve presente e, em breve, partilhará a sua intervenção mas, esta semana, partilhamos a apresentação da ACAM – Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados – sobre o jogo “A Serpente Papa-Léguas-Jogo da Mobilidade”.

Este jogo foi criado para incentivar a adesão a modos de transporte sustentáveis nas deslocações para a escola, especificamente, andar a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou partilhar o carro. É uma campanha que se realiza ao longo de duas semanas em escolas primárias e dirige-se as crianças, pais e professores. É pedido às crianças que colem pequenos autocolantes no cartaz da Serpente Papa-Léguas cada vez que viajam para a escola utilizando modos de transporte sustentáveis. As crianças recebem uma recompensa quando atingem pontos-chave da serpente no cartaz e quando atingem a cabeça da serpente recebem uma recompensa final por terem alcançado o objetivo. As recompensas vão desde 15 minutos extra de intervalo, ver um filme, etc. a, por exemplo, um novo abrigo para bicicletas ou um passeio a pé ou de bicicleta. Três semanas após o jogo ter terminado, os resultados são avaliados e analisados.

O jogo “A Serpente Papa-Léguas-Jogo da Mobilidade” oferece uma solução para incentivar a mudança dos comportamentos de viagem dos alunos e dos seus pais. De uma forma fácil e muito divertida para as crianças. 

Sequiser inscrever-se e jogar veja como em: http://www.trafficsnakegame.eu/portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário